Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


suporte:manuais:sipac:infraestrutura:obras:cronograma_fisico:atualizar_cronograma

Export page to Open Document format

Atualizar Cronograma

Sistema SIPAC
Módulo Infra-Estrutura
Usuários Gestor de Obras
Perfil Gestor Obras
Última Atualização08/12/2014 19:36

Esta funcionalidade é utilizada pelos servidores da Diretoria de Projetos e Obras da Superintendência de Infraestrutura, e permite que os cronograma físicos já cadastrados no sistema sejam alterados.

Para realizar esta operação, acesso o SIPAC → Módulos → Infra-Estrutura → Obras → Cronograma Físico → Atualizar Cronograma.

A seguinte tela será visualizada:

Figura 1: Buscar Cronograma

Caso desista da operação, clique em Cancelar e confirme na janela que será apresentada pelo sistema. Esta operação é válida para todas as telas que apresentem esta função.

Para retornar à página inicial do módulo, clique no link . Esta opção é válida sempre que a função estiver disponível.

Na tela acima, o usuário deverá informar um ou mais dos critérios de busca solicitados pelo sistema para localizar o cronograma que deseja modificar. São eles:

  • Modalidade/Número/Ano: Selecione a modalidade da licitação da obra cujo cronograma deseja consultar através da lista fornecida pelo sistema, informando ainda o número e ano da mesma, assim como a origem desta licitação, que também poderá ser selecionada pela lista presente neste campo;
  • Requisição: Número/Ano: Informe o número e o ano de cadastro da requisição associada à obra desejada;
  • Contrato(Número/Ano): Informe também o número e ano do contrato responsável pela execução da obra cujo cronograma o usuário deseja visualizar;
  • Descrição: Informe a descrição da obra;
  • Período: Selecione o período de execução da obra utilizando o calendário virtual que o sistema disponibiliza ao clicar no ícone , ou digite as datas nos campos específicos.

Exemplificaremos a busca pelo cronograma da obra de Modalidade/Número/Ano TP/31/2010/UFRN. Após informar os dados desejados, clique em Buscar para que sejam localizados os resultados de acordo com os parâmetros informados. A seguinte página será exibida:

Figura 2: Cronogramas Encontrados

Para atualizar determinado cronograma, clique no ícone . O usuário visualizará a página abaixo:

Figura 3: Dados do Cronograma Físico

Clique em Voltar para retornar à página anterior.

Nesta etapa do procedimento, o sistema fornece os Dados do Cronograma Físico, assim como os Dados dos Serviços, que podem ser visualizados na tela acima. Para informar itens dos serviços como períodos e os percentuais previstos em que será executado cada serviço, clique no ícone . Exemplificaremos com o item REVESTIMENTO. A seguinte tela será fornecida ao usuário:

Figura 4: Inserir Itens

Na seção Dados dos Itens do Serviço, informe o Número do Item e o Percentual Previsto (%). O número do item do serviço de obra corresponde ao número do intervalo, e o percentual previsto informa a porcentagem do serviço que deve ser executado naquele período do item. Exemplificaremos a inserção do item de número 4, com percentual de 5,00%. Para adicioná-lo, clique em Inserir Item. O sistema reconhecerá o item inserido e passará a listá-lo na tela. Será mostrada a seguinte mensagem:

Figura 5: Item Inserido com Sucesso

Para remover determinado item adicionado, clique no ícone . Utilizaremos como exemplo o item de Número 1. Será necessária a seguinte confirmação para que a remoção seja efetuada:

Figura 6: Remover Item

Clique em OK para confirmar, ou em Cancelar para desistir desta ação. Optando pela confirmação, o item não será mais listado pelo sistema.

Para finalizar as alterações feitas nesta etapa, clique em Confirmar. O sistema retornará para a tela dos Dados do Cronograma Físico, apresentada anteriormente. Nesta mesma página, clique em Inserir Novo Serviço para adicionar um serviço ao cronograma. Será mostrada a tela abaixo:

Figura 7: Adicionar Serviço

Informe o número do Item, sua Descrição e o Valor (R$) que será destinado ao serviço adicionado. Esse valor que poderá ser distribuído é estipulado pelo sistema e refere-se à diferença entre o valor total destinado aos serviços da obra e o valor já utilizado até o momento. Esta informação é fornecida ao usuário, assim como mostrado na tela acima. Exemplificaremos a inclusão do serviço de Número 3, coma Descrição FINALIZAÇÃO e Valor (R$) de 50,00. Feito isso, clique em Inserir Serviço, e o mesmo passará a ser listado na seção Dados do Serviço, como mostrado abaixo:

Figura 8: Adicionar Serviço

Para remover determinado serviço previamente adicionado, clique no ícone . Será solicitada a confirmação do sistema através da seguinte janela:

Figura 9: Remover Serviço

Clique em OK para confirmar a remoção, ou em Cancelar para caso desista desta ação. Optando pela confirmação, o serviço não será mais listado pelo sistema.

Após realizar todas as alterações necessárias nos serviços associados ao cronograma da obra, clique em Confirmar Inserção de Serviços. O sistema retornará então para a página dos Dados do Cronograma Físico.

De volta à página dos Dados do Cronograma Físico, demonstrada anteriormente, clique em Atualizar Cronograma Físico para finalizar todas as alterações feitas até o momento. Será apresentada pelo sistema uma tela contendo o resumo do cronograma e dos serviços associados, acompanhada pela mensagem de sucesso abaixo:

Figura 10: Dados Cronograma Físico

Na tela acima, clique em Atualizar Outro Cronograma para alterar um cronograma distinto. O sistema retornará para a tela de busca que foi mostrada inicialmente neste manual, e o usuário poderá buscar por um novo cronograma e repetir os passos descritos no manual.

De volta à tela dos cronogramas encontrados, exibida logo após o sistema retornar os resultados da busca feita pelo usuário, clique no ícone para remover o cronograma da obra. Apenas os cronogramas que não possuírem medições cadastradas poderão ser excluídos. Portanto, exemplificaremos esta ação com o cronograma referente ao contrato 900171/2007. Será apresentada a seguinte página:

Figura 11: Remover Cronograma

Clique em Voltar para retornar à página anterior.

Para efetuar a remoção do cronograma, clique em Remover. O sistema redirecionará o usuário à tela de busca visualizada no início do manual, e o registro excluído deixará de ser listado na página.

Bom Trabalho!

Manuais Relacionados

suporte/manuais/sipac/infraestrutura/obras/cronograma_fisico/atualizar_cronograma.txt · Última modificação: 2014/12/08 19:36 (edição externa)