Export page to Open Document format

Catalogar Autoridades

Sistema SIGAA
Módulo Biblioteca
Usuários Bibliotecários Responsáveis pela Catalogação
Perfil Biblioteca Setor Catalogação Bibliotecário
Última Atualização 23/07/2012 08:56

Esta operação tem como finalidade possibilitar a catalogação de autoridades no sistema. Autoridades são formar padronizadas de se atribuir nomes alternativos a algumas informações bibliográficas. Nesta funcionalidade, será possível catalogar os registros manualmente, por planilha ou importando os dados de uma autoridade já registrada.

Para catalogar as autoridades, acesse o SIGAA → Módulos → Biblioteca → Processos Técnicos → Cadastro Autoridades → Catalogar Autoridades.

O sistema exibirá a tela para que o usuário Selecione os Campos para a Busca.

Figura 1: Selecione os Campos para a Busca

Nesta tela, o usuário deverá informar pelo um dos parâmetros para realizar a pesquisa por autoridades. Para mais informações sobre essa operação, consulte o manual Pesquisar Autoridades, listado nos Manuais Relacionados presentes no final deste.

Caso desista da operação, clique em Cancelar e confirme na caixa de diálogo que será gerada posteriormente. Esta função será válida sempre que estiver presente.

Além de consultar as autoridades, o usuário poderá catalogá-las optando por Digitar Manualmente, Usar Planilha ou Importar os Dados de Autoridade. Essas operações serão descritas separadamente em formato de tópicos ao longo deste.

Digitar Manualmente

Caso queira catalogar uma autoridade manualmente, clique no ícone . Posteriormente, será exibida a tela que permite o cadastro do Líder Autoridade em que o servidor deverá informar os dados para o registro.

Figura 2: Líder Autoridade

Será necessário informar o Status do Registro ( 5 ), as Características do Esquema de Codificação ( 9 ), o Tipo de Registro ( 6 ) e o Nível de Catalogação ( 17 ). O usuário poderá visualizar o Auxílio de Campo, para informar os critérios necessários de acordo com os parâmetros especificados em cada campo.

Caso queira retornar à tela anterior, clique em Voltar. Esta função será válida sempre que estiver presente.

Exemplificaremos ao informar o Status do registro ( 5 ) n, o Tipo de Registro ( 6 ) z, o Nível de Catalogação ( 17 ) n.

Para prosseguir, clique em Próximo.

Em seguida, o usuário deverá inserir os dados da catalogação da Autoridade no sistema.

Figura 3: Autoridade

Informe todos os critérios presentes na tela e observe a descrição presente na Ajude de Campo, se desejar informações sobre o respectivo item que deseja fornecer.

Para continuar com a catalogação, clique em Próximo.

O sistema exibirá a tela que permite a inserção dos dados para a catalogação pelo usuário.

Figura 4: Catalogar Autoridade

Durante o processo, será possível visualizar o histórico de alterações realizadas, adicionar ou remover campos e sub-campos referentes aos títulos do autor, ordená-los de acordo com a prioridade assim como validá-los. Para mais informações sobre essas operações, consulte o manual Visualizar Catalogações Incompletas de Autoridades listado nos Manuais Relacionados presentes no final deste. Essa consulta poderá ser realizada sempre que esta tela estiver presente, uma vez que as operações disponíveis serão semelhantes ao manual citado.

Ao clicar no ícone , o sistema disponibilizará informações para Ajuda do Campo ao usuário. Será exibida a tela Ajuda com a descrição dos parâmetros que poderão ser fornecidos na catalogação da autoridade.

Figura 5: Ajuda do Campo

Para encerrar a visualização, clique em . Esta função será válida sempre que estiver presente.

Além disso, o usuário poderá salvar os dados da autoridade bem como finalizá-la no sistema.

Caso queira apenas salvar as informações registradas, clique em Salvar e a seguinte mensagem de sucesso será exibida:

Figura 6: Mensagem de Sucesso

Se desejar catalogar a autoridade, clique em Salvar e Catalogar.

Em seguida, uma mensagem de sucesso será exibida confirmando a catalogação das informações.

Figura 7: Mensagem de Sucesso

Usar Planilha

Clique no ícone , se desejar utilizar uma planilha já cadastrada no sistema para a catalogação da autoridade. Posteriormente, o usuário visualizará a tela para que Escolha uma Planilha.

Figura 8: Escolha uma Planilha

Selecione a Planilha que deseja utilizar, optando por uma das planilhas disponíveis na lista. Assim, serão exibidos os Dados da Planilha, que serão incluídos na catalogação da autoridade.

Para continuar, clique em Próximo Passo.

Então, será exibida a tela que permite a catalogação da unidade de acordo com a planilha escolhida pelo usuário.

Figura 9: Catalogação da Autoridade

A planilha selecionada no processo já estará incluída na catalogação, sendo necessário que o usuário informe os dados correspondentes à autoridade que deseja catalogar.

Para salvar as informações, clique em Salvar e a seguinte mensagem de sucesso será exibida:

Figura 10: Mensagem de Sucesso

Se desejar catalogar a autoridade, clique em Salvar e Catalogar e a seguinte uma mensagem de sucesso será exibida confirmando a catalogação:

Figura 11: Mensagem de Sucesso

Importar Dados da Autoridade

Para importar os dados de uma autoridade já cadastrada, clique no ícone . Serão exibidas as Catalogações Não Finalizadas de Autoridades onde o usuário poderá visualizar as informações gerais sobre os registros presentes.

Figura 12: Catalogações Não Finalizadas de Autoridades

Nesta tela, o usuário poderá optar por visualizar suas próprias catalogações, no campo Apenas Minhas Visualizações? optando entre Sim ou Não.

Exemplificaremos ao informar Apenas Minhas Visualizações? Não.

Neste caso, será possível importar novas autoridades, selecionar uma autoridade para consulta ou removê-la do sistema. Essas operações serão descritas separadamente em formato de sub-tópicos ao longo deste manual.

Importar Novas Autoridades

Ao clicar no ícone , o usuário poderá importar novas autoridades para o sistema. Será exibida a tela para o gestor Importar Autoridade fornecendo os parâmetros necessários.

 Figura 13: Importar Autoridade

Para importar uma autoridade será necessário informar os seguintes parâmetros:

  • Biblioteca da Operação: Selecione a biblioteca para onde as autoridades serão importadas;
  • Forma de Importação: Informe qual será a forma de importação, selecionando entre Arquivo ou Digitar os Dados no Formato MARC 21;
  • Importar Campos Locais?: Indique se deseja importar os campos locais, optando entre Sim ou Não;
  • Arquivo: Informe o arquivo que deseja inserir para a importação da autoridade, clicando em Selecionar Arquivo e, posteriormente, selecionando o documento desejado.

Exemplificaremos ao informar a Biblioteca da Operação Biblioteca Central Zila Mamede, a Forma de Importação Arquivo e Importar Campos Locais? Não.

Neste caso, será possível importar os dados de acordo com as informações fornecidas ou visualizar os registros do arquivo anexado. Caso queira, visualizar detalhadamente o documento inserido no processo, clique em Visualizar os Registros do Arquivo.

Então, serão exibidos os Registros Contidos no Arquivo com as informações presentes no formato MARC 21.

Figura 14: Registros Contidos no Arquivo

De volta à tela que permite a inserção dos dados para importação, caso o usuário informe a Forma de Importação Digitar os Dados no Formato MARC 21, será exibida a tela para que sejam acrescidos os dados neste formato.

Figura 15: Importar Autoridade

Nesta tela, insira os Dados conforme o padrão no formato MARC.

O usuário poderá clicar nos links , e , caso queira realizar as substituições nos Dados inseridos conforme os parâmetros relacionados aos dados MARC.

Após inserir as informações desejadas, clique em Importar.

Ao optar por importar os dados, será exibida uma caixa de diálogo sobre a confirmação do procedimento que será realizado.

Figura 16: Caixa de diálogo

Clique em OK, para confirmar a operação.

Em seguida, o usuário poderá cadastrar as informações sobre autoridade e seus respectivos campos e sub-campos, sendo semelhante à tela com os dados detalhados da autoridade disponíveis para alteração, como será apresentado no sub-tópico Selecionar Autoridade.

Selecionar Autoridade

Caso queira consultar uma autoridade registrada, clique no ícone . Em seguida, será exibida a tela com os dados detalhados das autoridades disponíveis para modificação e inserção de informações.

Figura 17: Catalogar Autoridade Importada

Os dados já serão informados pelo sistema, visto que a catalogação da autoridade será realizada com base nos dados importados. O usuário poderá realizar as modificações que julgar necessárias e, se desejar, poderá observar a descrição presente no Auxílio de Campo para o fornecimento dos dados.

Após alterar os dados necessários, para salvar as informações clique em Salvar e a seguinte mensagem de sucesso será exibida:

Figura 18: Mensagem de Sucesso

Se desejar catalogar a autoridade modificada, clique em Salvar e Catalogar e a seguinte uma mensagem de sucesso será exibida confirmando a catalogação:

Figura 19: Mensagem de Sucesso

Remover Autoridade

O sistema possibilita que o usuário remova uma autoridade, ao clicar no ícone . Serão exibidas as Informações da Autoridade que será Removida pelo usuário.

 Figura 20: Remover Autoridade

Se desejar retornar ao menu principal do módulo Biblioteca, clique no link .

Para prosseguir com a operação, clique em Remover Autoridade e, posteriormente, será exibida uma caixa de diálogo sobre a remoção da autoridade.

Figura 21: Caixa de diálogo

Clique em OK, para confirmar a exclusão.

Em seguida, será exibida uma mensagem de sucesso sobre a remoção da autoridade.

Figura 22: Mensagem de Sucesso

Bom Trabalho!

Manuais Relacionados

suporte/manuais/sigaa/biblioteca/processos_tecnicos/cadastro_autoridades/catalogar_autoridades.txt · Última modificação: 2012/07/23 08:56 por taiane
 
Recent changes RSS feed Donate Powered by PHP Valid XHTML 1.0 Valid CSS Driven by DokuWiki